Pular para o conteúdo
Início » Blog » Entenda como fazer o seu treino de digitação

Entenda como fazer o seu treino de digitação

Aprenda como fazer o treino de digitação para conseguir aumentar a sua produtividade e diminuir o tempo necessário para produção. Por isso, entenda algumas dicas que podem te ajudar a aprimorar seu serviço e melhorar o seu conteúdo.

Quais são as principais dicas para o treino de digitação?

O treino de digitação exige domínio dos atalhos do teclado, antes de tudo, bem como, usar os dedos das duas mãos. Dessa forma, veja a seguir algumas das principais dicas para colocar esse conceito em prática.

Domine os atalhos de teclado

Aprender atalhos para cortar, copiar, colar e outras funções comuns pode economizar muito tempo. Mas, como cada software tem seus próprios atalhos, foque nos que você mais utiliza e pesquise sobre as funcionalidades extras que ele oferece, alguns dos mais comuns são:

  • Ctrl + C;
  • Ctrl + V;
  • Ctrl + X.

Esses são apenas comandos de copiar, recortar e colar. No entanto, há várias outras opções que você pode conhecer e que tem um grande potencial de te ajudar na produção.

Entenda como fazer o seu treino de digitação
O treino de digitação é muito importante para quem trabalha com computador. Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels.

Use um software de automação de texto

Busque por ferramentas como TextExpander ou AutoHotKey que podem expandir abreviações em texto completo. Isso porque, elas permitem economizar o tempo em digitação repetitiva e tornar o trabalho mais simples e eficaz.

Aprimore sua velocidade de digitação

Treinar é muito importante para aprimorar sua produção e conseguir digitar de modo mais veloz. Então, pratique todos os dias para aumentar a velocidade e a precisão de acerto do seu texto, o que a longo prazo deve lhe economizar tempo.

Divida o trabalho em etapas

Um treino auxilia a melhorar a sua produção, mas há outras formas de se aprimorar. Por isso, ao enfrentar tarefas extensas, divida-as em etapas menores e se concentre em uma de cada vez. Dessa forma, isso evita a sobrecarga e melhora a eficiência do serviço.

Use modelos e exemplos

Para que você consiga ampliar a sua produção, use modelos e exemplos que sirvam como teste de digitação. Assim, quem sempre escreve documentos ou e-mails pode criar padrões ou exemplos que servem como base. Portanto, economiza tempo na formatação e na redação.

Mantenha seu ambiente organizado 

Com a intenção de que o seu treino de digitação seja efetivo, é necessário manter sua área de trabalho organizada. Isso porque, facilita achar documentos e dados necessários e evita que se perda tempo com busca.

Evite multitarefa no seu treino de digitação

Trabalhar com muitas tarefas ao mesmo tempo, prejudica a sua produtividade e diminui a eficiência. Então, se concentre em uma tarefa de cada vez para obter melhores resultados.

Use correção automática e verificação ortográfica

Para poupar tempo no seu serviço, o ideal é configurar seu software para verificar de modo automáticos seus erros ortográficos e gramaticais. Dessa forma, isso reduz as revisões, poupa tempo e melhora o trabalho.

Faça intervalos e priorize tarefas no treino de digitação

Criar pausas curtas entre as tarefas permite manter a mente fresca e reduzir a fadiga. Além disso, determine quais tarefas são mais críticas e se concentre nelas primeiro, o que garante que o trabalho mais importante seja feito com rapidez.

Por que fazer o treino de digitação?

O treino de digitação serve para que o hábito de digitar se torne mais natural. Por isso, o indicado é treinar todo dia entre 10 a 20 minutos, com um bom cronograma que ajude a se preparar e entender como melhorar a sua habilidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.

Sair da versão mobile