A tecla fn traz versatilidade e praticidade para o seu teclado porque, ela consegue executar diversas funções quando combinada a outros botões. Mas, para ter mais agilidade, é preciso conhecer todos os seus recursos.
O que é a tecla fn?
A tecla Fn, function ou função, é um botão modificador. Aliás, vale saber que ela foi criada com a mesma intenção da AltGr e Num Lock. Ou seja, ela surgiu para executar diversas funções no mesmo botão.
No passado, um teclado tradicional tinha uma quantidade grande de botões. Assim, com o tempo, foram inventados botões, inclusive o FN, cujo objetivo era reduzir essa quantidade de teclas.
Onde essa tecla fica?
A localização deste botão muda conforme o modelo do teclado. Desse modo, no Windows, via de regra, ela fica do lado direito, próximo do espaço ou Enter. Contudo, nos produtos da Apple, ela fica no canto superior esquerdo.
A tecla sempre vem com o seu nome em destaque, assim, mesmo que ela mude de lugar, você não terá dificuldade para encontrá-la no seu teclado no decorrer do dia.
Para que serve a tecla fn?
A tecla Fn tem a função de ativar ou desativar algum recurso no teclado, por isso ela costuma ter mais utilidade nos notebooks. Mas, em linhas gerais, ela é capaz de:
- alterar o brilho da tela;
- silenciar o áudio;
- ativar um monitor externo;
- causar bloqueio no teclado;
- acionar o WI-FI;
- remover um CD ou DND;
- ativar o modo de hibernação;
- ativar ou desabilitar a câmera;
- iniciar o bluetooth.
A tecla é muito versátil e importante para o teclado. Desse modo, mesmo os modelos mais modernos, sempre contam com esse recurso para tornar os comandos do dia a dia mais práticos.
Como saber se ela está ativada?
Quando ela está ativada, o monitor deixa uma luz de LED acesa. Entretanto, isso pode mudar conforme o modelo, ao passo que alguns não têm nenhum tipo de sinalização.
Quando usar a tecla Fn?
A tecla Fn deve ser usada toda vez que você deseja executar um comando no computador ou notebook de forma prática. Mas, vale saber que ela sozinha não tem uma ação, ou seja, ela só funciona quando unida a outras teclas.
Normalmente, os conjuntos de “F” do notebook ou pc são responsáveis por acionar as ações com ela. Entretanto, o comando específico muda conforme o modelo. Assim, para saber de forma precisa, você deve testar os botões.
Um exemplo é a diminuição ou elevação do brilho. Isso porque, em alguns teclados ele é acionado com o FN e F1, enquanto em outros, é a combinação dela e F2.
Apesar de não existir um padrão, é muito fácil acionar os comandos. Além disso, para que você não precise ficar realizando testes de forma regular, vale a pena anotar em um caderno todas as combinações.
Ela é compatível para os aparelhos da Apple?
Para os Macs, ela perde um pouco o sentido porque os teclados já acionam os comandos apenas com o F. Mas, ainda há alguns modelos que precisam desse conjunto para funcionar.
A realidade é que o botão Fn é versátil e prático. Ele tem um alto grau de relevância para o teclado, e por isso, mesmo com o passar dos anos, não entra em desuso.