A inteligência artificial (IA) está em processo de transformar o mundo do trabalho em muitas áreas e a profissão de digitador não é exceção. Por isso, entenda como a IA pode causar um impacto positivo na carreira dessas pessoas e no mercado da digitação como um todo.
Como a inteligência artificial impacta o trabalho de digitadores?
Em suma, a inteligência artificial pode automatizar tarefas rotineiras, como a entrada de dados e a transcrição de áudio ou vídeo em texto. Com isso, ela permite que os digitadores se concentrem em funções mais complexas e criativas, além de:
- aumentar sua produção;
- permitir edições mais rápidas;
- traduzir textos.
Com a ajuda de ferramentas de IA, um digitador online remunerado pode realizar o trabalho com mais rapidez e maior precisão. Além disso, a automação de processos repetitivos reduz a chance de erros humanos.
As soluções com uso de IA podem analisar grandes volumes de dados de forma rápida e eficaz. Portanto, ela auxilia os digitadores na interpretação de informações e na geração de relatórios precisos.
O que é a Inteligência artificial?
De modo geral, a IA é uma tecnologia que permite que computadores e máquinas imitem a função humana de raciocinar, aprender e executar tarefas.
Ainda assim, ela é baseada em algoritmos que analisam grandes volumes de dados, reconhecem padrões e tomam decisões com base em informações anteriores.
Cuidados com o uso da IA
É preciso tomar alguns cuidados ao usar a IA no seu dia a dia e ela jamais deve substituir a ação humana na criação de textos. Afinal, a mesma pode ter restrições em sua biblioteca, por exemplo.
Da mesma forma, é crucial ter atenção até mesmo no uso de uma IA, seja na revisão ou edição de textos, portanto, o primeiro passo para tirar o melhor proveito do recurso é ter ciência disso.
Quais são as vantagens da inteligência artificial para um digitador?
A automação de tarefas com o uso da inteligência artificial aumenta a precisão dos textos e permite que os digitadores atuem de forma mais produtiva. Do mesmo modo, pode-se destacar:
- redução do tempo de entrega dos materiais;
- trabalho mais flexível;
- aumento no lucro de trabalho.
Os digitadores podem trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo, graças à robustez e eficiência oferecidas pela IA. Ainda assim, ainda podem agilizar outros pontos cruciais para o trabalho destes, como a revisão, por exemplo, uma etapa crucial em seu dia a dia.
Vale a pena usar a inteligência artificial ao atuar no dia a dia?
Em geral, vale sim a pena usar a inteligência artificial no seu dia a dia, durante a atuação como digitador e transcritor, por exemplo. Afinal, ela complementa o trabalho dos mesmos e ajuda a realizar tarefas de forma mais eficiente.
Soft skills pessoais
Os digitadores ainda precisam manter suas soft skills analíticas de edição e revisão, além de um conhecimento profundo do conteúdo em questão.
Da mesma forma, a IA pode atuar como um recurso poderoso que auxilia e agiliza o trabalho, o que permite que os digitadores se concentrem em aspectos mais complexos e criativos.