Pular para o conteúdo
Início » Blog » Conheça técnicas para evitar a fadiga na digitação

Conheça técnicas para evitar a fadiga na digitação

A fadiga na digitação é um grande problema da sociedade atual. Afinal, com o avanço da tecnologia, as pessoas usam cada vez mais aparelhos eletrônicos. Mas, o que muitos não sabem é que é possível fazer isso de forma segura, veja mais. 

O que é a fadiga na digitação?

A fadiga na digitação é um termo que descreve cansaço intenso ao digitar por longos períodos. Aliás, vale saber que ela pode ocorrer nos músculos, tendões e articulações das mãos, braços e ombros. 

Quem está propício a ter esse problema?

Escritores, programadores, digitadores, editores e outros profissionais costumam ter esse problema. Além disso, em alguns casos, ocorre em médicos, professores e administradores. Ou seja, qualquer pessoa que tenha contato intenso com um computador. 

Conheça técnicas para evitar a fadiga na digitação
A fadiga na digitação traz problemas como baixa produtividade. Imagem do Freepik. 

Quais são os sinais de fadiga na digitação?

Um dos sinais de fadiga na digitação é a dor ou desconforto nas mãos, dedos, pulsos, antebraços e até nos ombros. Desse modo, é possível sentir rigidez, dor latejante ou formigamento. Além disso, há outros indícios, como:

  • cansaço muscular;
  • redução da destreza ou coordenação;
  • sensação de tensão;
  • formigamento ou dormência.

Quando o corpo está exausto, ele perde a produtividade e fica mais propício ao erro. Aliás, em relação a isso, vale dizer que é um grande equívoco pensar que chegar ao limite do esforço é algo bom.

A curto prazo é possível elevar o nível dos resultados. Contudo, com o passar do tempo, será impossível manter o ritmo e isso ainda pode causar problemas físicos. Ou seja, esse esforço excessivo vai gerar o efeito inverso do desejado. 

Como evitar a fadiga ao digitar?

Para evitar a fadiga ao digitar é bom utilizar um teclado ergonômico. Isso porque, ele ajuda a reduzir a tensão nos pulsos e antebraços, o que gera um conforto natural para as mãos enquanto você digita. Além disso, é bom:

  • investir em uma boa iluminação;
  • fazer pausas regulares;
  • usar softwares com reconhecimento de voz;
  • monitorar o uso do computador;
  • prestar atenção nos sinais de cansaço. 

Com todos os pontos citados, será possível digitar sempre de forma produtiva e segura. Desse modo, na prática, você vai elevar os seus resultados e ainda manter a saúde em dia. 

Iluminação

É essencial garantir que a iluminação no ambiente esteja adequada. Assim, você evita a fadiga ocular e diminui as chances de erros durante a digitação, o que se acontecer, acaba te forçando a digitar mais. 

Pausas regulares

Não deixe de fazer pausas pequenas durante o dia. Isso porque, com elas, o seu músculo vai relaxar evitando o esforço demasiado por um longo tempo. Além disso, nesse momento, evite carregar qualquer tipo de peso. 

Softwares com reconhecimento de voz

Os softwares com reconhecimento de voz são excelentes. Afinal, eles permitem que você mantenha a produtividade sem que isso cause um esforço físico. Contudo, é bom lembrar que o esforço mental também é danoso. Então, é bom não exagerar.

Como monitorar o uso do computador?

É essencial limitar o tempo gasto em dispositivos eletrônicos de forma geral. Isso porque, o uso por longos períodos traz diversos danos não só físicos, mas mentais. Desse modo, se limite sempre a trinta minutos e faça pausas de, no mínimo, dez minutos. 

Fique atento aos sinais de cansaço físico

Qualquer sinal de dor ou desconforto não deve ser ignorado. Assim, caso você sinta isso, descanse de forma imediata e em casos mais graves, peça ajuda a um especialista. Então, será possível encontra uma forma eficiente de digitar em segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.

Sair da versão mobile