A lesão por esforço repetitivo é um tipo de doença muito comum em caso de trabalho com um movimento contínuo, embora acometa outras pessoas. Por isso, veja como se cuidar e evitar esse tipo de problema, além dos principais riscos ligados a cada uma delas.
O que é uma lesão por esforço repetitivo?
Uma lesão por esforço repetitivo é um tipo de trauma em alguma parte do corpo e, em geral, está ligada à atividade labora e pode atingir, por exemplo:
- tecidos;
- músculos;
- tendões e ligamentos;
- nervos.
Contudo, também podem atingir outras partes ou membros de seu corpo. Enfim, são geralmente ligadas a atividades que envolvem movimentos repetitivos, posturas inadequadas ou esforço excessivo.
Lesões mais comuns
Entre as lesões mais comuns, pode-se destacar a Síndrome do Túnel do Carpo, onde o nervo mediano, que vai do antebraço até a mão através do túnel do carpo (um espaço estreito no pulso), é comprimido.
Nesse sentido, pode levar a sintomas como dormência, formigamento e fraqueza nos membros superiores ou, ainda mais, nas mãos.
Tendinite
A tendinite é uma inflamação dos tendões, as cordas fibrosas que conectam os músculos aos ossos. Desse modo, tendinite pode causar dor, inchaço e ainda dificultar de movimento na área afetada.
Bursite
Inflamação das bursas, pequenas bolsas cheias de líquido que ajudam a reduzir o atrito entre ossos, tendões e músculos. Assim a bursite pode resultar em dor e inchaço nas articulações.
Epicondilite Lateral
Essa é uma condição também chamada de cotovelo de tenista, mas apesar do nome, não afeta apenas atletas. Nesse sentido, pode causar dores e incômodo e pode decorrer de sobrecarga na região por muito tempo.
Por fim, existem mais doenças que você deve prevenir e adiante você pode encontrar meios de prevenção.
Como evitar uma lesão por esforço repetitivo?
Antes de mais nada, para prevenir uma lesão por esforço repetitivo é ideal adotar boas práticas de ergonomia, como ter uma postura que ofereça mais conforto. Além disso, veja a seguir outras medidas simples para evitar problemas futuros.
Faça pausas regulares
Faça pausas ao longo do dia para se alongar e até mesmo para andar e se movimentar ou andar pelo local. Ainda, vale ter especial atenção e movimentar:
- pulsos;
- mãos;
- ombros.
Ainda assim, inclua tarefas distintas para evitar a repetição constante de movimentos. Portanto, alterne entre digitação, mouse e outras atividades relacionadas ao trabalho, para o caso de um digitador, por exemplo.
Use itens adequados para combater a lesão por esforço repetitivo
Invista em teclados e mouses ergonômicos que reduzam o estresse nas mãos e pulsos. Ainda leve em conta o uso de apoios de pulso para maior conforto.
Treine a sua digitação
Aprenda técnicas de digitação que reduzem o esforço e evitem movimentos em excesso, que se repetem. Isso porque a digitação eficiente não apenas melhora a velocidade, mas também reduz a tensão nos músculos.
Faça exercícios de força
Fortalecer os músculos das mãos, pulsos e antebraços pode ajudar a prevenir lesões. Assim, busque a ajuda de um profissional de saúde para exercícios específicos.
Do mesmo modo, esses exercícios ajudam em diversas carreiras, como quem vai prestar uma prova de escrivão de polícia, por exemplo.