Os exercícios próprios para a LER, Lesão por Esforço Repetitivo, são uma forma de prevenir e também de aliviar as dores dessa condição que envolve um grupo de doenças e tende a afetar milhares de trabalhadores, em especial, os que trabalham com digitação.
O que são os exercícios para LER?
Os exercícios para LER, são, de modo geral, alongamentos, que promovem uma melhor qualidade de vida no trabalho e também que ajudam a prevenir as lesões que podem surgir ao ficar muito tempo em uma mesma posição e de empregar esforço de forma repetitiva.
Embora não seja o trabalho em si que causa o conjunto de doenças que geram as lesões por esforço repetitivo, tais como, a tendinite e a bursite. É consenso que alguns fatores podem desencadear os sintomas em quem tem predisposição, por exemplo:
- postura inadequada;
- falta de pausa entre as atividades;
- sedentarismo.
Assim, os exercícios para LER são projetados para fortalecer os músculos envolvidos nas atividades cotidianas para melhorar a flexibilidade. Bem como, para corrigir a postura correta e reduzir a tensão acumulada em áreas como as mãos, pulsos e lombar.
Qual é a importância dos exercícios para LER?
Os exercícios são importantes tanto para reduzir o risco de ter Lesão por Esforço Repetitivo quanto para aliviar as dores de quem já tem a LER. Isso porque, ao fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade das articulações, há uma melhora das:
- dores;
- fadiga;
- cansaço.
Essa melhoria faz com que seja possível realizar as atividades de trabalho com mais conforto e eficácia. Mas, não apenas isso, muitos dos alongamentos para LER também oferecem benefícios para a saúde geral, como:
- redução do estresse;
- melhora da postura;
- aumento da resistência física.
Isso pode contribuir para um estilo de vida mais saudável e ativo. Além disso, é essencial combinar essas práticas com outras medidas de prevenção, como pausas regulares durante o trabalho, uso de equipamentos ergonômicos e práticas de autocuidado.
Como fazer exercícios para LER?
Para fazer a flexão das pontas dos dedos, a qual é um dos exercícios para LER, coloque a mão a frente do rosto com o braço esticado, como se fizesse um sinal de pare. Após isso, pressione a palma da outra mão contra os dedos estendidos, em seguida:
- Mantenha a pressão nos dedos por alguns segundos;
- Solte suavemente e relaxe os dedos;
- Repita o processo na outra mão.
Quando for alongar os punhos, estique o braço com os dedos juntos e para baixo, com a outra mão, faça pressão como se os aproximasse da barriga. Espere cerca de 10 segundos antes de soltar e em seguida, repita o processo com a outra mão.
Depois disso, aproveite o tempo para fazer também a rotação dos punhos. Assim, estique os dois braços e com as mãos fechadas, faça alguns movimentos circulares para dentro e para fora.
Ombros
Para alongar os ombros, coloque uma das mãos nas costas, de um modo que a palma esteja para fora. Com a outra mão, puxe o cotovelo para a frente, ao alongar, relaxe e repita o processo do outro lado.
Pescoço
Relaxar e alongar os músculos do pescoço também é fundamental para quem trabalha muito tempo em uma mesma posição. Portanto, faça uma pausa, incline o pescoço para a direita e com a mão esquerda, puxe suavemente a cabeça até sentir o alongamento.
Faça o mesmo para o outro lado. Relaxe e movimente o pescoço para frente, para trás, para um lado e o outro, ficando alguns segundos em cada uma das posições.
Com a devida atenção à prevenção e cuidado adequado, sem dúvida, é possível minimizar os impactos da LER e manter um estilo de vida ativo e saudável.