Pular para o conteúdo
Início » Blog » Ferramentas de gestão que todo digitador precisa conhecer

Ferramentas de gestão que todo digitador precisa conhecer

As ferramentas de gestão são essenciais para quase todos os profissionais, inclusive, para digitador online remunerado. Então, é importante saber quais elementos podem te ajudar a ter um dia a dia mais organizado e produtivo. Dessa forma, confira dicas básicas.

Por que investir em ferramentas de gestão?

A vida dos digitadores pode, sim, ser bem agitada. Afinal, é normal ter que lidar com diversas funções durante o dia e vários projetos diferentes. Portanto, ter o auxílio de ferramentas é interessante para conseguir entregar as demandas no prazo.

Quais são as melhores ferramentas de gestão para digitadores?

Existem diversas ferramentas de gestão que podem ajudar os digitadores, como a PDCA. Além disso, outros instrumentos são bem relevantes e merecem a sua atenção. Então, confira os principais logo abaixo.

  • 5W2H;
  • Matriz GUT;
  • PDCA.

1- 5W2H

O legal da 5W2H é que ela é muito adaptável, então, diferentes profissionais conseguem usá-la. O foco é executar as tarefas e aumentar a produtividade. Para isso, as siglas se refere a:

  • What (o quê?);
  • Why (por quê?);
  • Where (onde?);
  • When (quando?);
  • Who (quem?);
  • How (como?);
  • How much (quanto?).

Cada uma dessas perguntas é importante para direcionar um projeto ou demanda em específico. Assim, fica muito mais fácil se manter centrado e não se perder, mesmo que existam muitas atividades no seu dia a dia.

Ferramentas de gestão que todo digitador precisa conhecer
Você pode usar mais de uma ferramenta de gestão no seu dia a dia. Imagem do Pexels.

2- Matriz GUT

Seu grande objetivo é organizar as prioridades. Dessa forma, ela evidencia as tarefas mais importantes que devem ser realizadas primeiro. Para isso, leva em conta 3 tópicos: 

  • gravidade;
  • urgência;
  • tendência.

O primeiro se refere a questões que, caso não resolvidas, podem gerar impactos a médio e longo prazo. Já o segundo consiste no tempo disponível para executar alguma atividade. Então, quanto menor o prazo, mais urgente ele é.

O terceiro tem como foco entender se existe a chance de um problema ou demanda aumentar com o tempo. Assim, é uma maneira de prever melhor o seu dia ou semana.

3- PDCA

Essa é uma ferramenta perfeita para quem deseja se aprimorar de forma constante. Então, a sigla significa o seguinte:

  • plan ou planejar;
  • do ou fazer;
  • check ou avaliar;
  • act ou agir.

Com o PDCA você consegue ter uma visão completa das suas tarefas. Além disso, é possível enxergar o que pode ser otimizado. Quem trabalha com digitação home office, por exemplo, precisa desse nível de organização e análise.

Perceba como essas ferramentas são úteis dentro de diversos cenários diferentes. Inclusive, muitas empresas usam elas como forma de se organizar. No entanto, quem trabalha como digitador online também consegue aproveitar tudo isso.

Vale a pena usar várias ferramentas de gestão?

Trabalhar com a ajuda de várias ferramentas de gestão pode valer a pena. Assim, tudo vai depender da quantidade e dos tipos de demandas que você tem. Por exemplo, alguns digitadores não precisam criar nenhum texto, apenas digitar.

Já outros elaboram peças e textos em geral. Dessa forma, note como são métodos de trabalho de digitação distintos. Portanto, o ideal é ver como cada ferramenta pode ser útil no seu dia a dia. Não tem nenhum problema em usar mais de uma delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.

Sair da versão mobile