Pular para o conteúdo
Início » Blog » Dicas para escrever um texto com outras palavras

Dicas para escrever um texto com outras palavras

Escrever um texto com outras palavras é uma prática de grande valia que vai além da simples troca de termos, pois se trata de reinterpretar ideias. Leia o artigo a seguir, portanto, e veja dicas de como evitar plágios e quais erros comuns evitar na escrita.

Como escrever um texto com outras palavras sem plágio?

Para escrever um texto com outras palavras, antes de tudo, é preciso entender o conteúdo original, bem como, usar sinônimos. Além disso, adicionar novos dados e usar ferramentas antiplágio pode ser uma dica de grande valia. 

Confira a seguir 4 sugestões cruciais para criar um conteúdo novo com base em um texto que já existe, mas sem repetir informações ou replicar o material.

Entender o conteúdo original

Esta etapa vai além da simples leitura, pois exige uma compreensão profunda das ideias, intenções do autor e a base do texto. Ao internalizar o material, o revisor estará mais bem equipado para não só reproduzir palavras, mas também capturar a essência de cada uma. 

Usar sinônimos

Além de evitar o plágio, esse processo torna o vocabulário usado no texto mais rico. Porém, é preciso selecionar sinônimos que mantenham o significado original, ao mesmo tempo que se integrem de forma harmoniosa ao contexto geral do material textual.

Adicionar novos dados

A reescrita eficaz vai além da mera troca de termos, mas envolve a infusão de frescor por meio da introdução de novos elementos. Assim, você pode criar um conteúdo original ao acrescentar:

Banner - Digitow - horizontal - curso online
  • exemplos atuais;
  • dados relevantes;
  • perspectivas inéditas sobre o tema.

Usar ferramentas antiplágio

O uso de ferramentas online de verificação de plágio é crucial para assegurar que o texto escrito seja o mais original possível. Elas oferecem, aliás, uma camada extra de segurança, uma vez que indicam qualquer semelhança com fontes que já existem.

Quais são os erros comuns ao escrever um texto com outras palavras?

Ao escrever um texto com outras palavras, os erros mais comuns são o plágio, a perda de sentido e a mudança na estrutura lógica do material. Veja abaixo mais detalhes sobre as falhas que você não deve cometer durante essa prática.

Plágio

Mesmo com a intenção de criar um texto original, há o risco de reter a estrutura original ou usar frases muito parecidas. Para eliminar esse risco, então, é crucial fazer um exame meticuloso durante o processo de revisão.

Perda de sentido

É crucial manter a clareza e a intenção do autor original, ou seja, a reescrita não deve ser uma simples digitação copiada, ela deve preservar a mensagem subjacente, além de garantir que o leitor receba a mesma informação de forma coesa.

Mudança na estrutura lógica

Cada parágrafo, sentença e ideia devem ser reestruturados de forma a manter a fluidez e a conexão entre as partes. Uma revisão criteriosa, de fato, é vital para garantir que a reescrita não comprometa a ordem lógica do conteúdo.

O plágio é um dos erros mais comuns ao escrever um texto com outras palavras. Imagem de drobotdean no Freepik.

Como escrever um texto com outras palavras aprimora a compreensão?

Escrever um texto com outras palavras aprimora a compreensão ao oferecer uma visão renovada ao conteúdo, ao passo que permite uma assimilação mais clara das ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.

Sair da versão mobile