Pular para o conteúdo
Início » Blog » Como escrever online e ser bem remunerado?

Como escrever online e ser bem remunerado?

Escrever online tornou-se uma atividade central para as pessoas que buscam compartilhar as suas ideias, saberes e talentos com um público global. Por isso, o artigo a seguir aborda porque e como fazer dessa prática uma chance de lucrar na web. 

Por que escrever online pode ser uma chance de lucrar na internet?

Escrever online oferece acesso a uma audiência global, visto que a internet permite que o conteúdo seja acessado em todo o mundo. Dessa forma, amplia o alcance potencial de um escritor e, ao mesmo tempo, aumenta as chances de ganhos. Outras razões incluem:

  • ampla gama de plataformas online (sites, blogs, redes sociais);
  • construção de marca pessoal;
  • baixo custo de entrada;
  • horário e local de trabalho flexíveis;
  • evolução e tendências de consumo.
Como escrever online e ser bem remunerado?
Escrever online oferece acesso a uma audiência global. Imagem de ijeab no Freepik.

Quais são as práticas essenciais para lucrar ao escrever online?

Ao escrever online, as práticas cruciais são o marketing de afiliados, assim como o serviço freelancer e os trabalhos sob demanda. Além disso, as vendas de e-book, bem como, publicidade e parcerias pagas, podem ajudar a lucrar com a digitação online.

Confira a seguir mais detalhes sobre essas e outras práticas que podem te ajudar a ter uma renda extra com a escrita de textos online.

Marketing de afiliados

Essa é uma prática onde os escritores online podem se associar a programas relevantes e também promover produtos ou serviços em seu conteúdo. Ao incluir links de afiliados nos seus textos, então, dá para receber comissões por cada venda ou ação gerada. 

Freelancer e trabalhos sob demanda

Sites de freelancer conectam escritores a clientes em busca de um certo conteúdo, o que permite, então, que eles participem de projetos sob demanda para ganhar dinheiro por trabalhos. Essa prática é flexível em termos de escolha de:

  • projetos;
  • horários;
  • clientes.

Venda de e-books e conteúdo exclusivo

Ao escrever e publicar e-books sobre os temas de interesse do público, os escritores podem criar uma fonte passiva de renda. Além disso, oferecer conteúdo mediante pagamento é outra forma de gerar receita a longo prazo.

Publicidade e parcerias pagas

Colaborar com marcas para criar conteúdo patrocinado é uma forma eficaz de lucrar para os escritores online. Isso envolve, aliás, adesão de produtos ou serviços no seu conteúdo, muitas vezes de forma não só integrada, mas também autêntica.

Cursos online e consultoria

A criação e a venda de cursos online ligados à área de expertise do escritor é uma boa forma de fazer uma nova fonte de receita. Dar serviços de consultoria para pessoas ou empresas gera uma chance extra de ganhar dinheiro ao passo que troca ideias.

Plataformas de crowdfunding

Ao apresentar projetos de forma convincente, os escritores podem receber doações de sua comunidade. Isso possibilita a criação de iniciativas criativas, como, por exemplo:

  • publicação de livros;
  • produção de vídeos;
  • realização de projetos especiais.

Licenciar conteúdo

Conceder permissão para o uso do seu material pode levar ao ganho de royalties e receber ganhos únicos, de acordo com os termos firmados. Isso, aliás, amplia o alcance e a visibilidade do trabalho do escritor, ao mesmo tempo em que gera um retorno financeiro.

Como manter a qualidade ao escrever online?

Para manter a qualidade ao escrever online, acima de tudo, é vital definir um calendário real, além de consistência sobre o volume. Dedique tempo para revisões e edição, para, assim, garantir a precisão e clareza.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.

Sair da versão mobile