Pular para o conteúdo
Início » Blog » Dicas essenciais para cuidar da saúde musculoesquelética dos digitadores

Dicas essenciais para cuidar da saúde musculoesquelética dos digitadores

Cuidar da saúde musculoesquelética é essencial para digitadores, pois passam longas horas digitando em frente as telas, o que pode levar a problemas como dores nas costas, pescoço, ombros e punhos. Assim, veja dicas para se manter saudável.  

O que é a saúde musculoesquelética?

A saúde musculoesquelética refere-se ao estado de bem-estar dos músculos, ossos, articulações, ligamentos e tendões do corpo. Em outras palavras, é a saúde do sistema musculoesquelético, o que faz com que seja possível:

  • mobilidade; 
  • estabilidade; 
  • suporte do corpo.

Este sistema é essencial para realizar as atividades diárias, desde as tarefas simples como caminhar e levantar objetos, até as mais complexas, como praticar esportes ou trabalhar em um computador por longos períodos. 

Quando o sistema está saudável, então, os músculos são fortes e flexíveis, as articulações se movem de modo livre e os ossos se mantém fortes e bem alinhados.

Qual é o primeiro passo para cuidar da saúde musculoesquelética? 

Um dos primeiros passos para cuidar da saúde musculoesquelética é manter uma postura adequada enquanto digita. Dessa forma, sente-se com as costas retas e os ombros relaxados. Deixe os cotovelos perto do corpo e os antebraços nivelados com o chão. 

Evite inclinar-se para a frente ou para trás, o que pode causar tensão na coluna. Além disso, garanta que sua estação de trabalho tenha com uma boa ergonomia cognitiva. Isso inclui, entre outras coisas, ajustar a altura da cadeira para que:

  • os pés fiquem no chão;
  • olhos estejam no nível do topo da tela;
  • costas e pescoço tenham apoio. 

Ter teclados, mouses e móveis com boa ergonomia também é muito positivo para a saúde do digitador. Isso porque, eles reduzem as tensões nos pulsos, algo comum de quem tem uma jornada de oito horas. 

Banner - Digitow - horizontal - curso online
Fazer pausas regulares para alongar é bom para a saúde dos músculos. Foto: Freepik  

O que fazer para cuidar da saúde musculoesquelética?

Para cuidar da saúde musculoesquelética, faça pausas curtas a cada 30-60 minutos para alongar os músculos. Em outras palavras, levante, estique o corpo e movimente-se para reduzir a rigidez muscular e melhorar a circulação.

Além disso, pratique exercícios próprios para as áreas do corpo que ficam tensas ao digitar, como os músculos do:

  • pescoço; 
  • ombros; 
  • pulsos;
  • costas. 

Isso ajuda a aliviar a tensão e a prevenir a LER. Mas, outro ponto que ajuda muito é fortalecer os músculos do núcleo, como o abdômen e a parte inferior das costas, pois ajuda a manter a postura correta e reduzir a pressão sobre a coluna. 

A influência da alimentação

Tanto a hidratação quanto a alimentação, tem influência na saúde dos músculos e das articulações. Por isso, beba bastante água ao longo do dia. 

Além disso, consuma uma dieta rica em nutrientes, como o cálcio e a vitamina D, pois, eles são importantes para a saúde dos ossos e músculos.

Cuide da sua saúde mental 

O estresse e a tensão emocional também podem afetar a saúde musculoesquelética. Desse modo, pratique técnicas de gestão do estresse, como a meditação, ou a ioga, para relaxar a mente e o corpo.

Ao seguir essas dicas e ter hábitos saudáveis em sua rotina, quem digita pode reduzir o risco de lesões e dores, bem como, se manter produtivo e saudável ao longo do tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.

Sair da versão mobile