Saber se o seu desempenho como digitador está bom é vital para se sair bem em concursos, provas e disputas por vagas de trabalho. De fato, tudo o que não pode ser medido também não pode ser melhorado, então, confira a seguir como medir sua eficiência.
Quais são as métricas de desempenho do digitador?
As métricas de desempenho do digitador incluem registros de toques por minuto (TPM), ou palavras por minuto, mas também podem registrar índices como:
- PE (Palavras Erradas);
- TE (Toques Errados);
- LPM (Letras por Minuto);
- TL (Toques Líquidos);
- TB (Toques Brutos).
Todas essas métricas podem ser usadas para entender seus pontos fortes e fracos como digitador. Assim, elas servem tanto para que você ache formas de melhorar a digitação quanto para bancas de concurso te avaliarem, por exemplo.
Dentre as métricas mais desafiadoras estão as Letras por Minuto e os Toques Líquidos. Neles, a banca avalia quantas letras você consegue digitar por minuto, sem contar espaços, e quantos toques no teclado você dá, descontando os erros, respectivamente.
Como é feita a medição de desempenho do digitador?
A medição do desempenho do digitador é feita por meio de um teste de digitação online. Em concursos públicos, programas de trainee e outros processos seletivos, os candidatos precisam digitar um certo número de palavras em um período pré-determinado.
Teste padrão para digitador
No geral, é preciso digitar entre 1500 e 1800 palavras em 6 a 11 minutos, o que dá por volta de 200 palavras por minuto. Portanto, é preciso ser muito rápido para passar nesses testes.
Além de digitar rápido e corretamente, a maioria dos concursos exige domínio de outras áreas, como Excel e Word, por exemplo.
Teste autoavaliativo de digitação
Por outro lado, você pode testar a si próprio em casa e se preparar para se destacar de seus concorrentes. Para isso, existem vários programas online que você pode usar.
Você também pode treinar digitar enquanto cronometra o tempo e usar o contador de palavras do Word ou do Google Docs para avaliar sua atuação.
Mesmo que existam várias outras métricas de análise, o que vai contar no final é o quão rápido e correto você pode digitar. Por isso, praticar aumenta suas chances de sucesso, seja para conquistar uma vaga fixa como digitador, ou ser mais produtivo como freelancer.
Como melhorar o desempenho como digitador?
Para melhorar seu desempenho como digitador, é preciso focar em aumentar sua rapidez e eficiência ao digitar, enquanto diminui o índice de erros. Veja algumas dicas valiosas:
- treine usar os dedos da forma correta ao invés de usar apenas o indicador;
- evite olhar para o teclado, pois isso faz você perder o foco;
- tenha uma postura correta, com os pés firmes e as costas apoiadas;
- faça o curso da Digitow;
- exercite os dedos, colocando a mão na mesa e levantando-a com um dedo por vez.
É preciso lembrar que o principal intuito de medir seu nível como digitador é buscar formas de melhorá-lo. Por isso, use os resultados das suas análises para ver pontos fracos e trabalhar neles para ficar mais eficiente como profissional.
Afinal, quanto mais rápido você for, maiores as chances de obter um bom emprego na área. Ou, ainda, se você atua por conta própria, boas habilidades de digitação também podem aumentar bastante os seus ganhos.