Pular para o conteúdo
Início » Blog » Quais são as funções de um digitador home office?

Quais são as funções de um digitador home office?

Um digitador home office tem um mercado amplo e diverso para atuar, principalmente para quem tem boas habilidades de escrita e é criativo. Portanto, conheça os detalhes da profissão e entenda os motivos pelos quais ela pode ou não ser vantajosa para você.

O que é um digitador home office?

Um digitador home office é o profissional que faz trabalhos de digitação de forma remota. Para tanto, ele precisa apenas ter o seu computador, boas habilidades de escrita e conhecimento com o uso de ferramentas, como:

  • documentos de texto;
  • planilhas;
  • banco de dados;
  • sistemas digitais;
  • aplicações multitarefas;
  • entre outros requisitos.

Ele se destaca por ter um domínio amplo do seu teclado, que será o grande diferencial, bem como boa memória e concentração. Afinal, mesmo que trabalhe de casa, ele irá enfrentar muitos desafios na sua rotina.

O profissional também precisa ter muito foco e atenção aos detalhes que irá digitar. Em suma, é a partir disso que ele irá se destacar no mercado e conseguir clientes, ou, se preferir, ter um cargo em uma empresa.

É uma ótima forma de negócio para quem tem o dom da escrita e gosta de criar artigos, textos e digitalizar documentos. A princípio, é uma das profissões que tende a crescer cada vez mais.

Quais são as funções de um digitador home office?
O digitador home office é o profissional que trabalha com serviços de digitação. Imagem de Daniel Thomas no Pexels.

Quais são as principais tarefas do digitador?

O digitador que atua em home office tem várias tarefas, mas a principal é escrever documentos. Em síntese, isso varia entre criar artigos do zero a transcrever textos e informações que estão impressas para o formato digital.

Banner - Digitow - horizontal - curso online

É comum também ele fazer a transcrição de um arquivo de áudio, como uma entrevista, podcasts, palestras e qualquer outro conteúdo falado.

Outra função que o digitador pode fazer em home office é alimentar um banco de dados ao inserir informações, bem como atualizá-las. Além disso, no caso de trabalhar em casa para uma empresa, terá como uma de suas tarefas lidar com questões administrativas.

Isso inclui uma série de atividades que vão desde criar relatórios, preencher formulários, fazer o registro de planilhas, entre muitas outras funções.

Quais são as funções de um digitador home office?
O digitador home office tem vários tipos de tarefas, como digitar documentos e transcrição. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels.

O trabalho de digitador home office vale a pena?

Trabalhar como digitador pode valer a pena de acordo com uma série de fatores, como o tempo que terá à disposição. Em suma, para atuar nessa função você terá que dedicar uma boa parte do seu dia para que isso lhe traga bons resultados.

Também é vital que o profissional tenha as habilidades necessárias para exercer a função e se destacar nesse meio, como boa escrita e criatividade. Contudo, vale citar alguns pontos pelos quais esse trabalho vale a pena, por exemplo:

  • flexibilidade, você pode trabalhar a hora que quiser;
  • pode lhe dar uma boa renda extra;
  • há vários tipos de tarefas para fazer;
  • você pode crescer como um grande profissional na área;
  • grandes chances de ser contratado por uma grande empresa.

Tudo isso é o que o trabalho de home office como digitador pode lhe oferecer, desde que você seja um profissional de qualidade no mercado.

Os desafios do digitador em home office

Trabalhar em home office traz muitos desafios, como a distração em casa, bem como a gestão do tempo. Afinal, por estar num ambiente familiar, você tende a relaxar mais, também terá que se dividir entre as tarefas domésticas além de cuidar da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.