Pular para o conteúdo
Início » Blog » Como funciona o teclado virtual online?

Como funciona o teclado virtual online?

Um teclado virtual se destaca pela praticidade de uso e funções extras que pode trazer para os usuários que não usam modelos convencionais. Então, veja mais sobre esse keyboard e saiba para que ele serve e como funciona.

Como usar o teclado virtual no PC?

O que é um teclado virtual?

Um teclado virtual é uma ferramenta de digitação similar aos modelos convencionais do seu computador ou smartphone, no qual o usuário tem as teclas em sua tela. Em suma, ao invés de usar teclas físicas, inserem-se os comandos com um mouse.

No caso de celulares e tablets, é comum utilizar uma caneta stylus ou ecrã tátil para acionar um caractere específico. Ao mesmo tempo, trazem uma série de funções e recursos que a maioria dos modelos tradicionais não possuem, o que é uma grande vantagem.

O uso deles vai além de apenas servir como uma ferramenta extra de digitação, pois também é uma forma de acessibilidade a pessoas com deficiência. Uma vez que há a dificuldade de usar as teclas para escrever um texto.

Vale ressaltar que muitos desses teclados virtuais podem ter um nível de complexidade elevado, mas existem opções mais simples de lidar.

Isso vai desde um layout familiar até teclas com recursos avançados e funções extras, como a previsão de palavras. Portanto, é uma ferramenta muito útil para todos os tipos de trabalhos no meio digital.

Banner - Digitow - horizontal - curso online
Como funciona o teclado virtual online?
O teclado virtual é uma ferramenta de digitação comumente usada em celulares e tablets. Imagem de Tima Miroshnichenko no Pexels. 

Para que serve esse tipo de teclado?

Esse tipo de teclado serve para, em primeiro lugar, ser uma alternativa eficaz de substituir o keyboard físico, que vem comumente em computadores, como em:

  • smartphones;
  • tablets;
  • desktop.

Esses dispositivos não possuem o modelo convencional, por isso, o uso de uma ferramenta digital para inserir os textos é necessário. No entanto, a sua função vai muito além do que isso, pois é uma forma intuitiva de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Para quem possui algum tipo de problema de coordenação motora, o uso desse tipo de teclado é vital para a sua interação. Ao passo que, com a ajuda de dispositivos adaptativos, elas terão acesso a esse recurso e poderão usar um smartphone, computador ou tablet.

Como funciona o teclado virtual online?
O teclado virtual permite inserir textos, assim como os modelos físicos. Imagem de Gustavo Fring no Pexels.

Como funciona o teclado virtual online?

O funcionamento de um teclado virtual depende do tipo de dispositivo que você usa. No entanto, em geral, o processo é similar para a maioria dessas ferramentas, o que envolve a dinâmica de alguns elementos importantes, como:

  • interface gráfica do usuário, que aparece na tela em versões simples ou completas;
  • o usuário interage com o toque na tela ou no clique do seu mouse;
  • inserção dos caracteres ao toque no campo correspondente;

Essa é a mecânica simples desse tipo de teclado, todavia, é comum que muitos deles tenham mais recursos para uma melhor experiência. Por exemplo, a função de previsão de palavras, o que é muito útil para quem busca escrever de forma rápida e assertiva.

Também vale frisar que a maioria dessas ferramentas também já tem integração com os seus navegadores, como o teclado do Google. Em síntese, você pode usar em qualquer local onde seja preciso inserir um texto.

Conexão com a internet

Para concluir, o modelo de teclado online, assim como a maioria das ferramentas virtuais, requer uma conexão com a internet. Portanto, certifique-se de atender a esse requisito para utilizar todas as funções do seu teclado virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.