A tecla Windows atua como uma entrada que desbloqueia uma ampla gama de recursos e atalhos criados para tornar o acesso e o controle do sistema mais eficientes. O texto abaixo, então, informa para que ela serve e quais são as suas principais funções.
O que é a tecla Windows?
A tecla Windows é uma parte do teclado de computadores da Microsoft, indicada pelo logo da marca, que, aliás, tem um papel crucial na navegação e controle do sistema operacional Windows.
Geralmente, ela fica entre o Ctrl e a tecla Alt no lado esquerdo do teclado, além disso, ela apresenta o ícone da janela do sistema operacional.
Para que ela serve?
A tecla do Windows permite o acesso rápido a vários recursos e atalhos, ao passo que facilita a execução de tarefas comuns e a navegação eficiente pelo sistema. Ao ser usada com outras teclas, então, ela ativa uma série de funções, como:
- menu Iniciar;
- busca rápida;
- alternância entre apps;
- abertura de várias ferramentas e ajustes.
Quais são as funções principais da tecla Windows?
As funções principais da tecla Windows são a ativação do Menu Iniciar, bem como, o acesso à área de trabalho e a navegação entre apps. Além disso, ela aciona a busca rápida e cria atalhos no teclado quando atuam com outras teclas de comando. Veja mais a seguir.
Menu Iniciar
Este menu atua como um hub de acesso rápido, onde os usuários podem encontrar e iniciar programas, assim como, acessar documentos recentes, navegar pelos ajustes do sistema e até mesmo desligar ou reiniciar o dispositivo. Para acionar, basta um clique rápido no botão.
Área de trabalho
Ao pressionar o Windows + D, todas as janelas abertas são minimizadas ou restauradas, o que revela a Área de Trabalho subjacente. Isso é muito útil para quem precisa acessar os elementos sem fechar cada janela de forma manual, como, por exemplo:
- ícones;
- widgets;
- arquivos.
Navegação entre apps
Clicar na tecla Windows com a Tab exibe a visualização de tarefas, ao mesmo tempo que mostra miniaturas de todas as janelas abertas. Essa função não só simplifica a seleção de apps em execução, como também gera uma maneira visual de navegar entre as tarefas.
Busca rápida
Basta pressionar a tecla e começar a digitar que os resultados relevantes surgem de forma instantânea na tela. Isso poupa tempo e, do mesmo modo, reduz a necessidade de navegar pelos menus, ou seja, é ideal para quem busca agilidade na execução de tarefas diárias.
Atalhos do teclado
O Windows + E, por exemplo, abre o explorador de arquivos e, assim, permite um acesso rápido pelos diretórios do sistema. Da mesma forma, Windows + R, ativa a caixa de diálogo Executar, o que cria uma maneira rápida de executar comandos e abrir programas.
A tecla Windows é igual em todos os sistemas operacionais?
A tecla Windows não é igual em todos os sistemas. Embora seja um atributo distintivo nos sistemas da Microsoft, como o Windows 10, ela não está presente em sistemas no macOS e no Linux.
Em ambientes não-Windows, por outro lado, a tecla pode ser trocada pela Command (Cmd) no macOS ou até mesmo não ter uma equivalente direta.