Pular para o conteúdo
Início » Blog » Veja tudo que a tecla control pode fazer

Veja tudo que a tecla control pode fazer

A tecla Control quando associada a outros botões, consegue executar funções únicas que trazem leveza e praticidade para o dia-a-dia. Então, se você quer otimizar as suas tarefas, vale a pena conhecer mais sobre os recursos que ela oferece. 

Para que serve a tecla control?

A tecla Control ou como é conhecida, Crtl tem a sua função principal concentrada na ação de modificar outras telas. Assim, na prática, ela funciona como uma espécie de atalho. 

Outro ponto relevante é que ela consegue acionar algumas funções especiais quando combinada com outros botões. Desse modo, no dia a dia, ela é muito utilizada.

Veja tudo que a tecla control pode fazer
A tecla control permite que você acione comandos que ajudam muito no cotidiano. Imagem do Freepik. 

Quais são os maiores truques da tecla Control?

A tecla Control quando aliada ao botão “C”, consegue copiar qualquer texto que esteja no computador. Portanto, caso você queira mover as palavras para outro lugar, não precisará digitar tudo novamente. 

Ao combinar com a tecla “v”, cola o texto que você copiou. Aliás, vale saber que esse é um dos comandos mais famosos do teclado. Mas, claro que ainda há outros truques relevantes, como os combinados, com:

  • Shift + N ou T;
  • as letras Z, A, F e P;
  • Shift e Esc.

Todas essas combinações, podem executar comandos que tornam o cotidiano muito mais simples. Assim, esses detalhes permitem que você termine as tarefas do dia mais rápido. 

Crtl + Shift + N

Quando essa combinação é acionada, ela cria de forma instantânea um novo arquivo de computador no Windows. Desse modo, não será preciso executar todas as ações com o mouse para chegar no mesmo resultado. 

Essa ação simples melhora muito os processos diários, ainda mais se você precisa dar origem a vários arquivos no mesmo dia. Então, esse é um recurso muito valioso, que qualquer pessoa precisa saber. 

Banner - Digitow - horizontal - curso online

Control + Shift + T

Ao clicar nas três teclas do título de forma simultânea, você consegue reabrir a última guia fechada. Portanto, caso a página se feche por engano, é possível resolver o problema de forma rápida e precisa. 

Esse recurso é excelente porque, na correria do cotidiano, várias ações podem ser feitas por engano. Mas, isso não é um grande problema quando se conhece esse recurso. 

Crtl + Z, A, F ou P

A combinação com Z, permite desfazer a última ação realizada. Ou seja, se você tiver excluído um arquivo, removido ou adicionado um texto, ele desfaz essa ação. Assim, é possível recuperar um movimento errado de forma prática. 

Quando aliado à letra A, ele consegue selecionar todo o conteúdo em um documento ou pasta. Desse modo, agiliza a manipulação de arquivos ou textos, o que te permite poupar tempo durante o dia. 

O algoritmo F, serve como um localizador. Portanto, se você quiser encontrar uma palavra específica em um documento ou página da Web, ela será a ideal. Então, com isso, não há a necessidade de ler um texto inteiro para achar uma parte. 

A letra P permite acionar o comando de impressão. Logo, quando ele estiver ativado, a página que estiver na frente vai direto para a impressão. Ou seja, não será preciso seguir nenhum tipo de passo a passo burocrático.

Control + Esc

O control e Esc abre de forma direta o gerenciador de tarefas no Windows. Desse modo, você pode encerrar os processos ou apenas acompanhar o desempenho dos arquivos no sistema. 

O Ctrl possui uma grande utilidade no teclado. Aliás, devido a sua versatilidade, hoje em dia, ele é um dos botões mais utilizados pelas pessoas do mundo inteiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.