Desenvolver habilidades multitarefas é possível e a digitação pode te ajudar. Afinal, quem trabalha nessa área precisa saber organizar e executar bem suas atividades. Então, entenda melhor como fazer isso no seu dia a dia.
Como desenvolver habilidades multitarefas com a digitação?
Para desenvolver esse tipo de habilidade é necessário seguir alguns passos, como criar metas. Dessa forma, confira algumas dicas importantes para te ajudar nesse processo.
1- Estabeleça metas
Antes de qualquer coisa é essencial aprender a criar metas. Então, isso vale para qualquer área de trabalho ou para os estudos. Por exemplo, imagine que todos os dias você vai digitar uma página do seu portfólio ou TCC.
Agora, crie metas tangíveis, nada de fugir da realidade. Assim, manter o pé no chão nessas horas é importante para não se frustrar.
2- Faça listas próprias e diárias
Todo mundo conta com uma série de atividades diárias para realizar. Isso seja no trabalho home office ou nos estudos. Dessa forma, faça uma lista com tudo o que você precisa fazer e seja o mais detalhista possível.
Por exemplo, se tem um trabalho de digitação para entregar, divida-o em partes. Assim, fica mais fácil ter noção de que, de fato, algo está sendo feito.
3- Tenha senso de prioridade
Nem todas as tarefas do dia são urgentes, então, aprenda a priorizar o que é. Inclusive, a dica acima pode te ajudar. Por exemplo, divida a sua lista diária entre as atividades importantes e as que precisam ser feitas logo.
4- Crie um roteiro para cada dia da semana para desenvolver habilidades multitarefas
Além de planejar o seu dia, vale a pena pensar no macro, logo, analise sua semana. Então, tente colocar em pauta tudo o que precisa ser feito naquele período. Por exemplo, quem trabalha com digitação não pode ser perder na sua ordem de trabalho.
Ter um bom roteiro ajuda muito nesse processo. Dessa forma, vale a pena tirar um tempo do fim de semana para fazer esse planejamento.
5- Agrupe algumas tarefas
Algumas tarefas podem ser realizadas em blocos. Então, por exemplo, no caso dos digitadores, é legal separar por cliente. Assim, cliente X tem 2 demandas, enquanto o Y tem 5.
Isso ajuda, inclusive, a ter uma noção do que é prioridade e o que pode ser feito depois. Além disso, agrupar atividades pode ser feito em qualquer área de trabalho ou estudo.
6- Tenha disciplina e busque evitar distrações
Essa é uma das partes mais difíceis na hora de ter habilidades multitarefas. Afinal, evitar distrações é sempre um desafio. No entanto, busque identificar aquilo que costuma desviar sua atenção e tire de perto de você.
7- Invista em pausas regulares
Esforço e disciplina são essenciais. No entanto, saber quando parar também é e não deixe nunca isso de lado. Dessa forma, busque evitar as distrações enquanto trabalha, mas curta seus intervalos como bem entender.
Perceba como saber fazer várias coisas durante o dia é essencial para qualquer profissão. Ainda mais, no caso do digitador, isso facilita todo o processo e garante que ele seja mais ágil e eficaz.
Vale a pena desenvolver habilidades multitarefas?
Vale a pena desenvolver habilidades multitarefas. Assim, use a digitação como ferramenta para te auxiliar nesse processo. Afinal, aprender a ser mais ágil só vai te ajudar no seu dia a dia, trabalhe você nessa área ou não.