A tecla alt é essencial para qualquer teclado porque permite navegar pelo computador de forma rápida e precisa. Então, se você quer entender tudo sobre o mundo da tecnologia, vale a pena conhecê-la mais.
O que é a tecla alt?
A tecla alt é uma abreviação para o termo “Alternate” ou em português, alternar. Assim, ela traz praticidade para qualquer pessoa que esteja utilizando o computador.
Qual é a função da tecla alt?
A tecla alt quando combinada com outras como a Ctrl ou Shift, pode ativar diversos atalhos no teclado. Desse modo, você consegue copiar, colar, desfazer e entre diversos outros. Além disso, ela executa outras funções, como:
- alterna o idioma;
- seleciona o menu;
- ajuda a recuperar acessos;
- executa ações específicas no software.
Essa tecla consegue ativar todos esses recursos, portanto, fica claro que ela tem uma grande importância para qualquer teclado. Mas, para que você saiba tudo de forma detalhada, veja mais sobre os pontos citados logo abaixo.
A tecla alt alterna o idioma
Alguns sistemas operacionais permitem que a tecla “alt” com o “shift” alterne o idioma ou os layouts do teclado. Desse modo, você pode adaptar conforme a sua necessidade.
Seleciona o menu
No Windows, a tecla “Alt” possibilita ativar as barras de menu dos aplicativos. Ou seja, esse comando funciona como um atalho, onde você pode acessar outros arquivos de forma prática.
Recupera acessos
Quando ocorre falha no sistema, a tecla de função pode ficar presa. Assim, quando acionado, o alt, ajuda a recuperar os acessos. Então, na prática, ele aciona um comando para destravar o software.
Qual é a diferença entre ela e o AltGr?
Como foi dito, o Alt tem a função de alternar, enquanto o AltGr, ajuda a inserir caracteres especiais como o símbolo de uma moeda estrangeira. Portanto, apesar de terem nomes parecidos, eles possuem funções bem diversas.
Ela é substituível?
A realidade é que essa tecla não é substituível porque ela possui uma funcionalidade única. Entretanto, existem alguns sistemas que permitem que algumas combinações entreguem o mesmo resultado dela.
Um bom exemplo disso é o aparelho Mac, que possui a tecla “option”, que desempenha funções similares ao alt. Além disso, no Linux, você pode usar teclas modificadoras que desempenham funções parecidas.
Apesar de existir a possibilidade de usar botões alternativos, eles não entregam o mesmo resultado e ainda são mais difíceis de usar. Desse modo, essa tecla tem um lugar essencial.
O que fazer caso ela sofra dano?
Caso a tecla alt sofra um dano, você pode rampear as funções dela para outras. Entretanto, para executar essa ação, você precisa ter um conhecimento avançado sobre a configuração do sistema.
Outro ponto importante é que ao realizar reconfiguração, será preciso mudar todos os outros comandos para nada ficar faltando no teclado. Desse modo, muitas pessoas preferem mandar a peça para o conserto caso ocorra avaria.
Por tudo isso, fica claro que essa tecla tem um papel fundamental. Isso porque, ela traz praticidade e eficiência nos comandos. Assim, no dia-a-dia, ela costuma ser muito utilizada por qualquer pessoa.