Pular para o conteúdo
Início » Blog » A importância da iluminação para evitar fadiga ocular durante longas horas de digitação

A importância da iluminação para evitar fadiga ocular durante longas horas de digitação

A iluminação adequada é uma grande aliada para quem sofre com fadiga ocular e quer evitar sentir os sintomas. Dessa forma, vale a pena entender como usar a luz a seu favor para manter a saúde dos seus olhos e melhorar o seu dia a dia.

Como a iluminação ajuda na fadiga ocular?

A iluminação certa ajuda a forçar menos a sua visão, o que facilita enxergar o que está na tela. Por isso, ela evita que você canse seus olhos ao tentar ver o conteúdo que está a sua frente, por exemplo.

A importância da iluminação para evitar fadiga ocular durante longas horas de digitação
Aprenda como usar a iluminação a seu favor. Imagem de Burak the Weekender em Pexels

Quais são os sinais da fadiga ocular? 

Para entender o que é fadiga ocular é bom saber que ela ocorre quando você sente a vista cansada e isso quase sempre após manter seus olhos fixos em um único ponto por muito tempo. Assim, é um sintoma muito comum em quem trabalha longas horas no computador. 

Nessas ocasiões, é comum que os olhos realizem micro movimentos involuntários e imperceptíveis para manter o foco no objeto à frente. Então, essa repetição pode causar cansaço na musculatura ocular, o que resulta nos sintomas mais comuns, como: 

  • dor nos olhos ou ao redor deles;
  • irritação;
  • dificuldade em focar objetos;
  • aumento da sensibilidade à luz;
  • dor na coluna;
  • visão embaçada ou dupla;
  • dificuldade para se concentrar;
  • olhos secos ou lacrimosos;  
  • espasmos na pálpebra.

Caso você comece a sentir esse tipo de problema nos seus olhos, é bom buscar um oftalmologista que te ajude no cuidado com a saúde. Por isso, fique atendo a como se sente ao ficar muito tempo exposto à luz. 

Banner - Digitow - horizontal - curso online

Quando se preocupar com a fadiga ocular? 

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia indica que, ao passar mais de três horas diárias em frente às telas, você já coloca em risco a sua visão. Então, se você passa por esse tipo de situação, pode ter complicações futuras. Por isso, vale a pena adaptar a iluminação

Quem passa longas horas no computador ou smartphone, tem que se preocupar e tomar alguns cuidados. Dessa forma, se os sintomas se tornarem cada vez mais comuns em sua rotina e com isso, atrapalhe suas atividades diárias e qualidade de vida, tome medidas. 

Os cuidados ajudam a diminuir o desconforto causado pela longa exposição e melhoram a rotina. Além disso, é sempre bom estar atento com a correção adequada dos seus óculos se necessário. 

Como usar a iluminação ao seu favor?

Você deve usar a iluminação em cores mais frias, que não forcem tanto a visão para enxergar o que está escrito. Mas, o mais indicado é ter contato com a luz natural, que tem um impacto mais positivo sobre os olhos. Assim, algumas dicas principais estão listadas a seguir:

  • tenha muitas janelas para a entrada da luz natural;
  • escolha cores claras para as paredes e tetos;
  • evite sombras.

Para ter muita luz e economizar nos seus gastos é bom investir no uso de interruptores e sensores de movimento. Dessa forma, dá para garantir que as luzes se acendam só quando houver pessoas no ambiente.

A importância da iluminação para evitar fadiga ocular durante longas horas de digitação
Evite a fadiga ocular com o uso da iluminação adequada. Imagem de Stas Knop em Pexels

Outras técnicas interessantes para diminuir a fadiga ocular é, aliás, fazer pausas a cada 20 minutos de trabalho para descanso. Além disso, ajuste a altura e a inclinação do monitor de modo que fique na altura dos olhos ou um pouco abaixo, o que evita formar sombras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Texto por:

Fábio Gomes

Com mais de 10 anos de experiência como professor de informática e marketing, graduou-se em Business Marketing pela Ohio University(EUA), Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Web pela PUC Minas, e Produção Multimídia pela UniBH.