A ergonomia cognitiva trata sobre como as pessoas organizam seus espaços de trabalho, bem como, sobre como a carga mental que se enfrenta pode afetar a produtividade, conforto e saúde de quem atua na área de digitação. Leia o texto a seguir e saiba mais.
O que é ergonomia cognitiva?
A ergonomia cognitiva é uma disciplina que foca nos processos mentais e cognitivos que estão ligados à interação entre o ser humano e o espaço de trabalho. Sendo assim, ela visa otimizar essa troca, ao levar em conta aspectos como:
- percepção;
- memória;
- raciocínio;
- tomada de decisão.
Em outras palavras, ela busca projetar o ambiente laboral para torná-lo mais eficiente, seguro e confortável para o usuário. Para isso, então, leva em conta as suas capacidades e as limitações cognitivas.
Como a ergonomia cognitiva afeta o trabalho de digitação?
A ergonomia cognitiva afeta o trabalho de digitação ao considerar a carga mental, assim como, o estresse cognitivo. Além disso, está ligada à organização do espaço de trabalho e à escolha dos materiais de uso diário. Veja mais detalhes a seguir.
Carga mental
A carga mental se refere ao esforço mental que uma certa tarefa pode exigir, assim, no cenário do trabalho de digitação, a ergonomia leva em conta aquilo que se impõe ao usuário.
As tarefas difíceis, que exigem um alto nível de foco, podem causar ainda mais sobrecarga. Da mesma forma, as repetitivas, embora não sejam complexas, podem causar uma fadiga mental devido à monotonia.
Estresse cognitivo
Esse estresse pode afetar a qualidade e o tempo que você leva para digitar, além de te deixar com uma fadiga mental e esgotamento emocional. Isso porque, ele pode surgir de várias fontes, como, por exemplo:
- muitas demandas ao mesmo tempo;
- prazos curtos;
- falta de clareza nas instruções;
- interfaces confusas.
Organização do espaço de trabalho
Um ambiente de trabalho que não se mantém em ordem, com aparelhos mal posicionados, iluminação errada e muitas distrações, pode elevar a carga mental e o estresse.
Por outro lado, um espaço organizado, com tudo posto no seu devido lugar, iluminação certa e poucas distrações, pode melhorar bastante a produtividade e reduzir a fadiga mental.
Escolha dos materiais
A escolha do teclado e do mouse ideais é crucial para a ergonomia cognitiva no trabalho de digitação. Os ergonômicos, então, que servem para reduzir a fadiga das mãos e dos dedos, podem elevar a experiência de uso e reduzir o risco de lesões por esforço repetitivo.
Da mesma forma, um mouse ergonômico, que se adapta de forma confortável à sua mão, pode não só reduzir a tensão nos músculos do braço e do pulso, mas também melhorar o conforto de um digitador online.
Como a ergonomia cognitiva contribui para a saúde dos digitadores?
Uma boa ergonomia cognitiva pode ajudar a ter a postura correta durante o trabalho de digitação, assim, reduz a fadiga muscular e previne dores nas costas, pescoço e ombros.
Do mesmo modo, pode ajudar os digitadores a trabalharem com mais eficiência e menos esforço. Desse modo, evita a sobrecarga mental, ao mesmo tempo que permite que se foque mais nas tarefas do dia a dia.
Quem deseja desenvolver ainda mais as suas habilidades de digitação para se tornar mais produtivo, pode contar com o curso Digitow. Dessa forma, use todo o conteúdo da plataforma para agilizar a sua produção.