Dor no pescoço e ombros pode ser uma das condições indesejáveis de quem trabalha com digitação, pois o movimento repetitivo e a postura forçam essas áreas durante o trabalho. No entanto, existem formas de evitar essas dores, veja como a seguir.
Como evitar dor no pescoço e ombros enquanto digita?
Para evitar dor no pescoço e ombros enquanto digita é preciso prestar atenção na postura, além de checar se a altura do monitor e a posição do teclado estão boas.
Quem passa muito tempo digitando acaba focando tanto no trabalho que não cuida desses pontos. Assim, quando o fim do dia chega, as dores também vêm, então, muitas vezes se busca aliviá-las com remédios, sendo que é possível evitar a dor com ações simples.
Ajuste a posição do teclado e do monitor
Se o monitor estiver torto, é bem provável que você também precise ficar para poder ver a tela. Além disso, a posição do teclado também contribui para a tensão no pescoço e ombros. Por isso, ajuste seus equipamentos com essas dicas:
- coloque o monitor bem à sua frente, à distância de um braço;
- alinhe o centro da tela com o seu nariz;
- posicione o teclado de modo que seus cotovelos fiquem em um ângulo de 90 graus;
- se for preciso, use suportes para que a posição fique perfeita.
Um apoio para o teclado ou um suporte para monitor, por exemplo, podem evitar dor muscular no pescoço. De fato, se você precisa ficar de cabeça baixa o dia todo para ver a tela e digitar, vai forçar a musculatura da região e causar o chamado pescoço de texto.
Tenha uma boa postura
Mantenha seus pés apoiados no chão e as costas no encosto da cadeira. Aliás, sua cabeça deve estar o tempo todo em uma posição neutra, ou seja, nem baixa e nem alta, mas com as orelhas alinhadas diretamente acima dos ombros.
Também é vital ajustar a altura da cadeira, para que suas coxas fiquem levemente inclinadas para baixo. Isso porque, essa posição permite que seu peso se distribua de modo uniforme pelos ísquios, músculos que ficam na parte da frente dos quadris.
Dor no pescoço e ombros pode ser algo grave?
Dor no pescoço e ombros pode se tornar algo mais grave com o tempo, não por conta da dor em si, mas sim pela causa. Se você costuma ficar muito tempo com a musculatura da região tensa e mal posicionada, pode causar a inflamação do local.
Também é possível desenvolver desvios de coluna, bico de papagaio e lesões por esforço repetitivo, dentre diversos outros problemas permanentes.
Existem exercícios para evitar dor no pescoço e ombros?
Existem exercícios que podem ajudar a evitar dor no pescoço e ombros, como os descritos abaixo:
- com a coluna reta, vire a cabeça a 90 graus e segure por 20 segundos cada lado;
- use a mão como resistência, vire a cabeça para o lado e segure por um tempo;
- aproxime a cabeça do peito, segure por 10 segundos e repita por 3 ou 4 vezes;
- levante os ombros, segure por 15 segundos e volte algumas vezes.
Faça pausas durante o expediente para fazer esses exercícios. Lembre-se que interromper o trabalho por pouco tempo pode até parecer que diminui sua produtividade. Porém, pode evitar problemas que te impedirão de trabalhar permanentemente no futuro.