Digitar texto online pode ser uma tarefa fácil com o auxílio das ferramentas ideais e seus recursos de alto padrão. Então, saiba quais são as principais plataformas, os recursos que oferecem e quais são os pontos positivos de cada uma delas.
Antes de iniciar sua jornada como digitador remunerado, você sabia que é crucial medir sua velocidade de digitação? Conhecer essas métricas é fundamental para se destacar na área. Descubra como avaliar sua velocidade de digitação aqui.
Por que conhecer as plataformas para digitar texto online?
As plataformas para digitar texto online permitem que você acesse e edite seus arquivos de qualquer lugar do mundo. Assim, eliminam as barreiras físicas e geram uma flexibilidade essencial. Outras vantagens de conhecê-las incluem, por exemplo:
- acesso e edição por várias pessoas ao mesmo tempo;
- textos salvos em nuvem com a versão mais recente;
- recursos de organização avançada;
- opções de backup;
- economia de recursos.
Quais são as melhores plataformas para digitar texto online?
As melhores plataformas para digitar texto online são Google Docs, Word Online, Notion, Scrivener e Zoho Writer. Isso porque, elas oferecem recursos de alto padrão, que ajudam a fazer um texto criativo e o mais completo possível, de acordo com a sua pauta.
Confira a seguir os detalhes de cinco delas e quais são as funções de cada uma delas para os diferentes tipos de produção de texto.
Digitow
Para aprender a digitar, esta plataforma fornece teste de velocidade e um curso de digitação para que você possa digitar com os dedos corretamente e com uma boa postura.
Digitação
Com esta plataforma você pode treinar sua velocidade de digitação em três idiomas, português, inglês e espanhol. Com isso terá sua velocidade média além de poder competir com seus amigos.
Google Docs
O Google Docs mantém um histórico em detalhes de todas as mudanças feitas no documento, de modo que permite rastrear a evolução do conteúdo e reverter para versões anteriores, se for o caso.
Além disso, vários usuários podem editar e contribuir para um texto ao mesmo tempo, o que torna-o ideal para projetos de equipe. Você pode criar, bem como editar e ver documentos a partir de qualquer aparelho com conexão à Internet.
Microsoft Word Online
O Word Online se integra de forma perfeita com outros apps da suíte Office, como Excel e PowerPoint, por exemplo, o que oferece uma experiência de usuário coesa e consistente.
Mantendo a sua robustez comum, ele conta com recursos avançados de formatação, bem como estilos, tabelas e gráficos, o que resulta em uma experiência de edição completa.
Notion
O Notion, por sua vez, combina vários recursos em um único ambiente, assim traz uma visão unificada, que conta com:
- áreas de trabalho;
- documentos;
- listas de tarefas
- bases de conhecimento.
Scrivener
O Scrivener oferece uma abordagem única para deixar em ordem projetos extensos, ao passo que permite que os escritores dividam os seus textos em partes menores, como capítulos ou cenas, o que facilita a gestão e a navegação.
Um dos seus pontos fortes, aliás, é a aptidão em compilar projetos de forma bastante personalizável, além de atender a diferentes requisitos de formatação para várias plataformas ou finalidades.
Zoho Writer
O Zoho Writer é ideal para grupos de trabalho, nos quais a colaboração em tempo real é crucial. Afinal, ele permite que várias pessoas editem o mesmo documento ao mesmo tempo, o que promove a eficiência em projetos coletivos.
Recursos de comentários e revisões tornam mais simples a comunicação entre os funcionários, desse modo, é possível criar feedbacks diretos no documento.
Como garantir a segurança ao usar plataformas para digitar texto online?
Para garantir a segurança ao digitar texto online, adote as práticas de autenticação robustas e mantenha as suas senhas seguras. Além disso, opte por plataformas de confiança que ofereçam a criptografia de dados e controle de acesso.