A digitação por voz é uma ferramenta que surgiu para tornar o processo de escrita mais simples e rápido. No entanto, sempre ela funciona com muita qualidade em razão da dicção ou na dificuldade de adaptação com esse recurso.
Quais são os problemas das plataformas de digitação por voz?
A digitação por voz é muito útil para quem gosta de agilidade, mas as plataformas que fazem o serviço têm dificuldades em reconhecer termos diversos, além de problemas como:
- diferença entre palavras com som parecidos;
- gírias;
- regionalismo.
Outro problema muito comum é que muitas delas não inserem pontuação de forma automática, enquanto se dita o texto, o que deixa ele sem vírgulas ou pontos. Mas, esse recurso tende a melhorar com o passar dos anos e a evolução de tecnologias de inteligência artificial.
Como o recurso impacta na comunicação?
As plataformas usam a junção de Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Assistentes Virtuais para revolucionar a comunicação. Assim, elas mudam o modo de interagir com os equipamentos tecnológicos e trazem um novo meio de se comunicar.
Como usar a digitação por voz?
A digitação por voz tem uma função muito simples, uma vez que o recurso serve para compreender o que as pessoas falam e traduzir isso para um texto. Portanto, é útil para otimizar o tempo e dar vida a todas as suas notas mentais.
O recurso permite inserir texto em vários aplicativos que usam essa opção sem precisar tocar no teclado virtual. Dessa forma, as tecnologias atuais também permitem comandar por voz até mesmo o uso da pontuação e da formatação.
Por que ela é efetiva?
A digitação pode ser uma opção bastante eficaz para muitas pessoas, já que torna o processo de escrita mais rápido. Assim, a tecnologia de reconhecer a voz melhorou muito ao longo dos anos, o que permite que a digitação por voz seja mais precisa e rápida.
Uma das principais vantagens do uso desse recurso é a velocidade que ele oferece. Então, é comum ser mais rápido falar do que digitar, o que torna o processo de criar documentos e textos mais práticos.
Outro aspecto importante é a acessibilidade, o que facilita a comunicação de quem tem alguma dificuldade para escrever. Além disso, é muito conveniente, já que em algumas situações falar pode ser mais prático do que digitar.
A última vantagem importante é o aspecto de prevenir lesões por esforço repetitivo. Isso porque, digitar por voz pode ajudar a evitar lesões que se relacionem ao uso excessivo do teclado.
Todos podem usar?
É bom observar que a eficácia desse estilo de digitação varia entre cada pessoa. Portanto, alguns podem achar necessário um período para se adaptar, acostumar-se com a tecnologia e aprimorar a precisão do reconhecimento de voz.
Os ambientes com muito barulho também prejudicam que o recurso funcione com qualidade. No entanto, as novas tecnologias aprimoram muito o conceito, o que representa que no futuro a qualidade dessa digitação deve ser ainda maior e mais efetiva.