A ginástica laboral é uma prática vital para a saúde e bem-estar dos digitadores. Em especial, no contexto onde eles passam longas horas em frente às telas, o que pode levar a problemas de saúde se não forem tomadas as medidas certas.
O que é a ginástica laboral?
Ginástica laboral, assim como o nome sugere, é a prática de exercícios de curta duração no local de trabalho. Dessa forma, é uma atividade que, entre outras coisas, ajuda quem trabalha a manter a saúde no decorrer de suas funções.
De modo geral, são os profissionais de educação física e de fisioterapia quem conduzem essas práticas. Adaptando-as conforme for preciso para serem realizadas na própria empresa e até mesmo no escritório. Desse modo, servem para:
- melhorar a postura;
- combater doenças;
- reduzir a fadiga.
O mais comum é que elas tenham como norte aquilo que o próprio ambiente laboral precisa mais. Afinal, cada área ou setor carece mais de um conjunto de exercícios simples para certas partes do corpo mais afetadas na rotina.
Por exemplo, no contexto de quem digita, deve-se ter exercícios que ajudem a reduzir a fadiga, sobretudo, nas mãos, punhos e coluna, enquanto outras funções podem pedir da ginástica laboral exercícios para outras partes.
Uma breve história
Os primeiros registros de ginástica laboral nas empresas datam de 1925 na Polônia. Neste tempo ela era chamada de ginástica da pausa e estava mais restrita aos operários de chão de fábrica.
Contudo, após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou a incluir a prática. Em primeiro lugar, nos correios no ano de 1928, em seguida, desenvolvendo mais a técnica, levou a mais lugares do país. No ano de 1960, um estudo mostrou que ela:
- reduziu acidentes;
- aumentou a produtividade;
- melhorou o bem-estar.
Durante este período, outros países, como a Holanda e a Bélgica, entre outros, também já eram adeptos. Porém, o Japão teve muita relevância nessa prática, inclusive, pela difusão que fez na mídia que abrangia não apenas o ambiente fabril, mas a população toda.
Quais são os exercícios da ginástica laboral?
Existem vários exercícios de ginástica laboral, como, por exemplo, os de alongar. Todos eles são praticados de forma simples e rápida. Da mesma forma, sem que seja preciso usar equipamentos.
Isso porque, um dos principais objetivos é que eles possam acontecer em espaços pequenos, ou que não comprometa os horários de trabalho. Além dos alongamentos, outros tipos de atividades são para:
- fortalecer os músculos;
- conseguir relaxar;
- mesclar com técnicas de respiração.
Os exercícios em si, todos eles, podem ser tanto para os membros superiores quanto inferiores, com foco em músculos específicos como do pescoço, ombros, braços, costas e pernas.
Técnicas de respiração
As técnicas para relaxar servem para aliviar a tensão muscular, dor no pescoço e nos ombros e reduzir o estresse ao longo do dia. E incluem, portanto, a respiração diafragmática, os exercícios de relaxamento progressivo muscular, entre outros.
Os exercícios de respiração profunda e consciente também fazem parte e ajudam a melhorar a oxigenação do corpo e promover um estado mais calmo. De modo geral, costumam envolver a respiração ritmada.
Quais são os benefícios da ginástica laboral para os digitadores?
A ginástica laboral tem uma série de benefícios para vários profissionais e em especial, para os digitadores, pois pode prevenir LER. Assim como outras doenças que são um tanto quanto comuns como a tendinite e a síndrome do túnel do carpo.
Mas, além de prevenir essas lesões, ela ainda ajuda a corrigir a postura, a qual é uma das causas de desconforto ou dor em quem digita. Ou seja, entre os benefícios está:
- melhoria da postura ao digitar;
- fortalecimento da lombar e da coluna;
- redução da tensão dos ombros e pescoço.
A prática regular ainda ajuda a aliviar o estresse durante o trabalho, o que, por sua vez, ajuda a relaxar não apenas a parte musculoesquelética, como também a mental. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais tranquilo e produtivo.
Por que fazer ginástica laboral?
Os estudos mostram que aqueles que participam de ginástica laboral são mais produtivos e têm menos dias de trabalho perdidos devido a problemas de saúde. Isso se deve à melhoria geral do bem-estar físico e mental.
Por isso, cada vez mais empresas a têm adotado como parte de suas políticas de saúde ocupacional. Além de ser bom para quem trabalha, cria-se uma cultura de bem-estar dentro das empresas.
O poder da ferramenta
Em suma, a ginástica laboral é uma ferramenta poderosa e eficaz para melhorar a qualidade de vida dos digitadores e outros perfis de profissionais que passam longas horas em frente ao computador.
Ao fazer estes exercícios simples no local de trabalho, as empresas não apenas protegem a saúde de seus times, mas também aumentam a produtividade e criam um ambiente de trabalho mais saudável e feliz.