Os idosos são um grupo de pessoas que aprendem com uma velocidade um pouco mais devagar, porém, tem total capacidade de aprendizado. Além disso, a troca de conhecimento entre gerações diferentes é algo especial que pode ser feito durante uma aula.
Como ensinar digitação para idosos?
A primeira coisa é saber que os idosos estão abertos e querem aprender coisas novas, como a digitação. Desse modo, com força de vontade de aprender, o professor pode seguir as seguintes dicas para auxiliar durante o ensino:
- comparar a tecnologia com algo que a pessoa já está familiarizada;
- explicar a importância para que ela aprenda a digitação;
- falar sobre os benefícios da aprendizagem de algo novo;
- usar palavras mais simples para explicar termos técnicos durante a aula;
- repetir sempre os principais conceitos e comandos;
- ir em uma velocidade de ensino devagar;
- deixar a pessoa tentar resolver sozinha, mas auxiliar quando necessário;
- mostrar que treinando e com calma é possível aprender qualquer coisa;
- ensinar a digitar um texto simples e depois aos poucos ir para um mais difícil.
O importante é saber que pessoas mais velhas precisam de espaço, quem ensina deve ter paciência, mas deve enxergar a oportunidade de aprender junto. Ainda mais, que por já ter conhecimento, também teve dificuldade no início, mas com repetição dá para aprender.
Teclas maiores
Uma opção que pode ajudar os mais velhos com a digitação é usar um teclado com letras maiores que são mais fáceis de enxergar. Ou seja, há diferentes tipos de teclados com letras e cores variadas que ajudam com o aprendizado.
Testes online de digitação
Uma maneira de avaliar o aprendizado do aluno é fazer testes de digitação online, pois assim o professor saberá a velocidade da pessoa. Desse modo, quem está ensinando poderá ter um parâmetro para saber se pode avançar ou terá que voltar algum tópico.
Como incluir os idosos na digitação e outras tecnologias?
Para incluir os idosos na digitação e novas tecnologias é preciso deixar o ambiente adaptado para esse público. Além disso, é importante deixar claro que todos têm igual capacidade de aprender, independente das limitações, assim opte por falar sobre:
- os erros que podem ser cometidos e que fazem parte do processo de aprendizagem;
- mesmo com a falta de conhecimento técnico, todos podem aprender;
- pode ser mais fácil do que parece, basta arriscar e não ter medo;
- dizer que está ao lado para apoiar e ajudar;
- incentivar a não desistir e sempre continuar.
Com ações como essas, a pessoa mais velha sente segurança e isso ajuda ela a aprender coisas novas sem medo. Bem como, auxilia na autoconfiança que faz com que o idoso se arrisque mais.
Cursos online de digitação
As pessoas da terceira idade que desejam aumentar o conhecimento sobre como digitar podem fazer cursos online. Desse modo, uma excelente opção é o curso da Digitow, que ajuda com a velocidade de digitar e como fazer isso da maneira correta.