Uma mesa ergonômica pode fazer toda diferença na vida de quem trabalha com digitação. Isso porque, quem faz este tipo de serviço passa boa parte do dia em uma mesma posição. Assim, o ideal é que os móveis do ambiente de trabalho ofereçam o máximo de conforto.
Como uma mesa ergonômica afeta o trabalho?
A mesa ergonômica pode ter um impacto significativo sobre o seu trabalho. Já que, elas são pensadas para oferecer o máximo de conforto para que você possa realizar suas tarefas sem afetar sua saúde. Desse modo, seu trabalho se torna ainda mais produtivo.
A digitação, quer seja de material para internet ou outros tipos, envolve longas horas na mesa de trabalho. Assim, uma mesa muito baixa ou muito alta ou que não comporte seus equipamentos, pode prejudicar sua saúde física e mental.
Porém, ao ter móveis como mesa e cadeira ergonômica, você consegue se manter com uma postura correta durante a rotina. Dessa forma, seu corpo cansa menos e acaba que você consegue produzir mais.
O efeito sobre a saúde mental também é positivo, pois um ambiente bem organizado com a mobília correta proporciona satisfação e bem-estar.
Como escolher uma mesa ergonômica?
A norma que regula a ergonomia diz que a mesa ergonômica para mulheres deve ter a altura média de 65 cm, para homens, recomenda-se que tenha 70 cm. Porém, ao levar em conta os diferentes tipos de corpos, os modelos podem variar de 54 a 74 cm.
O principal é que ela permita que você mantenha uma postura adequada enquanto realiza suas funções. Além da questão da altura da mesa é importante também na hora da compra estar atento ao:
- tamanho da bancada;
- encaixe da bancada e cadeira;
- espaço do seu escritório.
De modo geral, uma mesa deve permitir que a cadeira encaixe bem, que os cotovelos fiquem distantes 20 cm da bancada. Bem como, comportar de modo adequado os itens que você vai usar na sua rotina de trabalho.
Ou seja, se você precisa apenas de um notebook, uma mesa menor, mas que atenda os requisitos da ergonomia, será útil. Contudo, se você precisar de computador, impressora entre outros, deve ter em mente que a mesa deve comportar todos eles sem riscos.
Materiais e design
Existem mesas que se adequam às normas dos mais variados materiais. Ou seja, comprar ela de vidro, madeira, alumínio ou outros tem relação mais com o seu gosto pessoal, bem como com o orçamento financeiro planejado.
O design também é diverso, por isso, sua mesa pode ter prateleiras e decks para armazenar o que você precisa na sua rotina de trabalho sem afetar sua postura e saúde.
Dica para organização
Garantir uma boa postura tem relação direta com a forma como seu equipamento de trabalho é organizado sobre a mesa. Portanto, mantenha o monitor a um braço de distância e certifique-se de que ele está um pouco abaixo do seu eixo de visão horizontal.
Alinhe o teclado e o mouse de forma que eles possam estar da mesma altura do seus cotovelos. Além disso, sempre apoie os pés no chão.