A bursite é mais uma entre as várias lesões que afetam as articulações dos músculos e causam inchaço e inflamações no corpo. Quem trabalha com digitação tende a sofrer com essa doença, por isso, este artigo dará dicas de como combatê-la, então, leia com atenção.
O que é a bursite?
A bursite é uma condição médica em que há a inflamação da bursa. Em suma, ela é a responsável por prevenir o atrito dos ossos, músculos e tendões, assim, são bolsas de líquido.
É por causa da bursa que os movimentos do corpo são fáceis e simples. No entanto, essa doença afeta muitas pessoas, principalmente quem faz algum tipo de atividade física com frequência e repetição de séries.
Isso limita as ações locomotoras do indivíduo, pois a região onde se encontra a lesão, incha, o que causa muita dor, além de outras complicações. Todavia, há duas principais categorias desta condição, a aguda e a crônica:
- aguda, causa muita dor e prejudica a amplitude dos movimentos onde há a lesão;
- crônica, pode ocorrer muitas vezes e gerar traumas no local.
O ponto é que muitos fatores podem causar esse tipo de inflamação, uma vez que ela ocorre nos locais próximos às articulações. Por isso, é vital ter o máximo de atenção para evitar que ela aconteça.
Como combater a bursite ao digitar?
Você pode combater a bursite ao adotar ações que irão evitar ou reduzir a inflamação das bursas e não causar lesão por esforço repetitivo. Contudo, para tanto será preciso fazer alguns ajustes e mudanças que o ajudem a ter uma boa condição de trabalho.
Uma delas é a ergonomia, ou seja, manter uma boa postura na cadeira enquanto está na frente do computador para não sofrer danos. Em suma, isso significa posicionar a mesa e o monitor a uma altura que fique confortável, bem como, manter mouse e teclado próximos.
Por falar nesses dois acessórios, é vital que eles também sejam ergonômicos para prevenir o acúmulo de estresse nos:
- ombros;
- punhos;
- mãos.
Além disso, as pausas de trabalho são cruciais, afinal, é a partir delas que dará um descanso para os músculos e o tendão.
Aproveite o intervalo para se exercitar e se alongar, uma vez que isso ajuda não só a evitar as lesões, mas aumentar o seu desempenho. Nesse sentido, busque fazer outras tarefas que o influenciam a mover outros músculos do corpo para fortalecer as suas articulações.
Faça aquecimento antes de digitar
Antes de começar a digitar, faça o aquecimento dos músculos do punho, dedos, antebraço, bem como, nos tendões para dar mais mobilidade a eles. Em síntese, isso vai dar um maior desempenho na sua tarefa, além de evitar que a bursa inche e cause uma lesão.
Compressa de gelo
A compressa de gelo é para o caso de você já ter uma inflamação da bursa em alguma área do corpo. Em suma, ela ajuda a reduzir o inchaço, bem como, as dores que a lesão pode trazer, contudo, aplique entre 15 a 20 minutos.
Caso a dor continue, tome algum anti-inflamatório com a receita do seu médico para minimizar os efeitos da doença. Por fim, sempre consulte um profissional de saúde para ter o diagnóstico certo e para saber o que fazer para tratar.