A tecla Windows não funciona por uma série de motivos que podem acontecer no seu dia a dia, bem como, pelo desgaste natural dela. Em suma, este artigo mostrará em quais situações isso pode ocorrer e dicas do que fazer para resolver o problema.
Quando uma tecla Windows não funciona?
Uma tecla Windows não funciona em várias situações, ao passo que, uma delas pode ser algum problema com o botão físico no teclado. Em suma, essa é uma das causas mais comuns que podem ocorrer, seja por:
- acúmulo de poeira ou sujeira;
- desgaste natural da tecla do Windows;
- algum líquido derramado sobre a tecla.
São muitas as situações que levarão ao defeito e assim, prejudicam o seu funcionamento, então, tenha atenção a cada um desses pontos. No entanto, há ainda uma série de outros motivos.
Um deles é a configuração de teclas de atalho Windows que você usa no computador, visto que isso vai interferir no comportamento padrão do teclado. Em síntese, o ideal é você verificar essa questão antes de tomar qualquer providência.
Vírus e malware
Nessa mesma linha, uma questão que vale analisar também é a presença de vírus ou malware no seu sistema, pois podem afetar a tecla. Portanto, sempre fique atento a tudo o que envolve a parte de software do seu computador para saber como está o teclado físico.
Problema com o drive e software
O drive pode afetar o funcionamento das teclas do seu teclado de uma forma geral, uma vez que a sua desatualização irá prejudicar as ações. Então, analise-o para saber qual é o estado atual dele e, caso seja preciso, atualize para a versão mais recente.
Há também a possibilidade de que um sistema ou até mesmo apps que você abra com frequência interfiram no uso da tecla Windows. Em suma, o ideal é fechar todos os programas e testar novamente os botões.
Também verifique as suas configurações no computador, uma vez que é possível que algumas delas afetem o seu teclado.
O que fazer quando a tecla Windows não funciona?
Quando a tecla Windows não funciona, você deve tomar algumas medidas, entre elas, reiniciar o seu computador, pois pode ser um problema temporário. Assim, todos os ajustes de sistema irão começar de novo, como o driver do teclado.
Caso isso não resolva, é provável ser algo mais sério, o que precisa de soluções de maior efeito para resolver. Portanto, há ações básicas a testar para saber qual é a situação, por exemplo:
- testar o teclado em outro computador;
- atualizar os drives para a versão mais recente;
- desativar os atalhos de teclas que você personalizou no Windows;
- execute a verificação de malware e vírus do Windows no seu computador;
- restaure as configurações do teclado para a sua forma padrão;
- analise as configurações do sistema operacional que tenham relação com o teclado;
- troque de teclado, caso ele não funcione mais, de preferência, um de qualidade.
Essas são as ações que você deve tomar no caso da sua tecla Windows não funcionar mais, afinal, ela é de suma importância. Por fim, é vital lembrar que, mesmo após a troca do teclado, se o problema persistir, consulte um profissional para verificar a causa.